Para conhecimento. Um professor de Portugal que ajudou na elaboração disse que "comparada com a 'Lei Azevedo' (sic), esta Proposta é um primor de técnica legislativa e de respeito pelos direitos das pessoas".

[]s

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/lei_do_cibercrime_a_renovacao_desejada_ou_uma_1005693.html

"Quase duas décadas depois da Lei da Criminalidade Informática ter sido aprovada em 1991, o Parlamento vota amanhã a proposta de Lei do Cibercrime que transpõe para a realidade nacional a Decisão-Quadro do Conselho da Europa, de 2005, e actualiza conceitos face à mudança do cenário da criminalidade informática e dos crimes utilizando meios informáticos.

(...) Mas nem todas as impressões são positivas. Numa visão diametralmente oposta, a Ansol - Associação Nacional para o Software Livre defende que esta lei, da forma como está redigida, põe em causa a segurança nacional e proibe os cidadãos de escrever software ou investigar na área da segurança informática. A sua aprovação "seria um desastre para o Software Livre".

Rui Seabra, presidente da ANSOL, afirma que "cibercrime não existe, é apenas um termo de marketing para crimes feitos com recurso a meios informáticos". "Ao ilegalizar a escrita e publicação software na área da segurança informática, os legisladores estarão a por em causa a segurança nacional a prazo, pois terão ilegalizado actos essenciais ao desenvolvimento de software robusto e menos susceptível a vulnerabilidades", sublinha.

A Associação já enviou aos grupos parlamentares da Assembleia da República a proposta de "um conjunto de alterações que visa corrigir esta debilidade da proposta". (...)
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a