Omar Kaminski escreveu:
> Destaco do texto: "Como só ganha com leis vagas e ambíguas os advogados
> (...)"
>
> Essa é uma questão importante, na medida em que a impunidade prospera
> justamente porque a lei atual permite várias interpretações, dando vazão
> a vários recursos e subterfúgios.
>
> Em outras palavras, e ironicamente frente ao sentido dicotômico,
> poder-se-ia argumentar que com as leis "vagas e ambíguas" também ganham
> os criminosos.

Tem razão Kaminski, imprecisão minha. Também ganham os criminosos, no
sentido de mais facilmente poderem se passar por vítimas inocentes, e de
poderem fazer outros serem passados por culpados.

Agradeço a correção, a ser incluída onde possível, e peço desculpas se a
imprecisão lhe pareceu pessoalmente ofensiva.

> Mas a contrário senso (e sem que se coloque religião no meio, ao menos
> diretamente), se as leis permitissem apenas uma interpretação, ou não
> fossem vagas e ambíguas, teríamos o que?

Teríamos que buscar a equilíbrio ...

> Totalitarismo ou leis perfeitas?

possível entre uma coisa e outra,
objetivo que, todavia, se torna tão mais remoto
quanto mais os de colarinho branco
inflenciam no processo legislativo.