Oi Ronald,

Em Tue, 14 Jul 2009 11:53:56 -0300
Ronald Emerson Scherolt da Costa <scher...@gmail.com> escreveu:

> Prezados amigos da lista,
>
> Estamos com um dilema. O que utilizar na virtualização?
>
> Opções:
>
> 1) Adquirir as licenças da VMWARE para virtualizar o nosso parque de
> servidores pelos motivos de que é mais fácil, tem apoio da empresa, pode
> migrar máquinas reais para virtuais, pode mover e balancear carga, e etc....
> Segundo conversas aqui teria um tempo de resposta menor na implantação.
>
> 2) Utilizar Xen que a principio não teria as mesmas funcionalidades e
> etc.... Em suma não seria igual ao VMWARE....

Eu já usei o Vmware Workstation, o Vmware ESX e o Xen. Atualmente, uso o KVM,
rodando em um RHEL 5.4 beta[1]. Também já testei na distribuição RHEV-H beta[2]
(específica para virtualização). Funciona muito bem.

Como já mencionado na lista, o problema do Vmware é que ele não tem uma licença
livre.

Quanto ao Xen, é uma solução que está atualmente com um futuro incerto[3]: ele
roda em um kernel bem antigo, as alterações no kernel para suporte são bem
complexas e muitos kernel hackers não concordam em colocá-las no kernel padrão,
embora os vendors ainda dêem suporte a ele (e devem continuar a dar suporte
ainda por um certo tempo). No entanto, não acho interessante fazer um projeto
novo como Xen.

Como o KVM já está nativo no Linux, seu suporte é muito bom.

Vale lembrar que, tanto para o KVM quanto para o Xen, é interessante ter um
gerenciador gráfico. Eu uso por aqui as ferramentas do RHEL (também presentes
no RHEV e no Fedora 11). Com elas, é muito fácil gerenciar e criar as máquinas
virtuais, sendo bem parecido com as ferramentas do Vmware ESX.

Detalhe: as ferramentas de controle de virtualização do RHEL/RHEV/Fedora
funcionam tanto com o Xen quanto com o KVM, gerenciando ambos os tipos de VM da
mesma forma, podendo inclusive conectar a vários servidores com soluções de
virtualização diferentes.

> Detalhes:
>
> Nos dois casos a equipe necessitará de treinamento e suporte.
>
> Eu particularmente tenho interesse no Xen mas é necessário argumentos.
>
> Quem pode colaborar na comparação entre as duas opções?
>
> Necessito de empresas que possam dar suporte e treinamento nas duas opções.
> Alguém pode indicar?

A Red Hat tem treinamento para o Xen. Não sei se já tem treinamento para o Kvm.

[1]
http://www.linux-kvm.com/content/redhat-announces-kvm-upcoming-rhel-54-and-rhev-h-stateless-hypervisor
[2]
http://www.linux-kvm.com/content/redhat-enterprise-linux-54-beta-released-today-includes-kvm