Não é tão difícil pensar nisso. Desconsiderados custos de financiamento, se:

1 - atualizar a solução A custa uma exorbitância (vamos usar essa
unidade monetária) a cada 5 anos (mão de obra e licenças)

2 - que migrar todas as coisas construídas sobre a plataforma A para a
plataforma B custe 10 exorbitâncias uma única vez

3 - que o custo de atualizar o parque na plataforma B custe 0,1
exorbitância a cada 5 anos (em mão de obra)...

... vai levar mais de 40 anos para a solução B se mostrar mais
econômica que a solução A

Talvez migrar de A para B não custe 10 exorbitâncias, talvez a solução
A tenha um custo anual de meia exorbitância a título de mantê-la
segura. Não importa.

O fato é que, se não tivermos nenhum número para mostrar, estamos
combatendo números com ideologia.

Eu não tenho a menor dúvida de que migrar tudo para OpenOffice seria
bom. A pergunta que eu faço é se conseguimos embasar minha fé em
fatos.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com