Anahuac wrote:

> Concordo plenamente. É isso o que estou tentando fazer.
> Que tal começar respondendo a pergunta que te fiz? Vou reformular:
>
> Em sua opinião porque você não consegue valorar o custo da dependência
> de uma tecnologia proprietária?

Acho que para fazer isso seria necessário  pensar no futuro e fazer a
comparacao.

Por exemplo fazer a comparacao com um planejamento de 3 anos. Daí
calcular quanto custaria para migrar para uma plataforma livre e os
custos de manutencao dessa opcao para daqui 3 anos. E se continuar com
uma plataforma proprietaria, os custos de licenca para versoes novas e
para manter essa estrutura.

Se hoje temos um legado que precisa ser migrado para uma plataforma
livre(que é um dos custos)... isso não quer dizer que não teremos no
futuro, com novas versões dos softwares da microsoft, um legado
proprietario, dependente e que inclui custos muito maiores.

Não sei se estou indo pelo caminho certo...e eu nem toquei na questão da
liberdade, soberania etc.
Abs,
Isabela

--