Opa.

2009/7/26 Olival Gomes Barboza Júnior <olival.jun...@gmail.com>

> Em 26/07/2009, às 20:39, Everton Rodrigues escreveu:
>
>  Bem,

> Acho q não é bem assim.

Ops. Situação mais nítida. Vamos em frente.

> O único ponto em que eu acho que é preciso mais debate é a questão da
> construção de uma infraestrutura alternativa, pois me parece que há diversas
> alternativas semelhantes e não convergentes.

Sim, precisamos debater mais.

Concordo que temos algumas ferramentas que nos dão possibilidades de
autonomias. Mas vejo que essas ferramentas estão ainda na esfera de
softwares, e nos falta ainda infra-estrutura de armazenamento de dados
(datacenter) e de conectividade (redes de fibras, telefonia, rede sem fio)
que sejam controlados também pela sociedade.

> Em algum momento, é preciso escolher "para onde" ir, e só "estar lá" não
> garante o crescimento de uma comunidade.

As vezes "estar lá" é resultado da falta de opção. E escolher "para onde ir"
é construir caminhos com opções e possibilidades.

Sim, é verdade. É preciso escolher para onde ir, e acredito que seremos
eficientes quando adotemos escolhas coletivas e não individuais.

> Agora, há melhores práticas quanto a isso (embora eu não saiba de cor quais
> são), isto é, a formação e maturação de uma comunidade.
>
> Não seria o caso de buscar essas práticas e tentar adaptá-las? Vou ver se
> arrumo algo sobre o assunto, mastigo, e passo p/ vc (se vc tiver interesse,
> claro).

Beleza... compartilhe...

Everton Rodrigues
Blog Brasil Autogestionário