2009/7/29 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> Ainda que não seja GPLv3+, é GPLv2, e, segundo a legislação dos EUA, a
> proteção a ataques com patentes que o Bánffy mencionou como novidade da
> GPLv3 já está implícita:

Eu só disse que os dentes da 3 são bons... não que eles eram novidade da 3.

> Esse código, projetado para fazer Linux funcionar melhor quando
> virtualizado em cima de uma plataforma privativa,

Não sei se ele é tão completamente inútil. Pode servir de modelo para
código de funcionalidade parecida que funcione com outras plataformas
de virtualização que ainda não tenham contrapartes parecidos. De
repente ajuda a rodar Linux melhor debaixo de OpenSolaris ou algo
parecido.

Rodar sua carga de trabalho debaixo de uma VM Linux dentro de um
servidor Windows é monumentalmente estúpido, mas é preferível a
criá-la para rodar nativamente no Windows e aprisionando o usuário até
o próximo rewrite.

Lembre-se que rodar Linux, BSD ou OpenSolaris dentro de uma VM rodando
num host Windows é o primeiro passo de muita gente. Se rodar
direitinho, vai que o pessoal até se anima a usar mais. Qualquer coisa
que ajude alguém a dar um primeiro passo é bom.

E, pode apostar, a MS não fez isso por bondade. Pra eles é
infinitamente melhor que você rode seu Linux virtualizado dentro de um
Windows do que direto no metal (ou debaixo de um Xen ou coisa
parecida). Ou, pior ainda pra eles, rodar seu Windows em uma VM
debaixo de um SO livre.

Encaremos dessa forma: eles foram obrigados a dar um tiro no próprio
pé. Esse, de todos os tiros possíveis, é o menos danoso, mas, ainda
assim, é bom vê-los atirando no próprio pé.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com