Ricardo Bánffy wrote:
> Isabela,
>
> Os representantes eleitos pelo povo dos EUA escolheram criar
> mecanismos legais para forçar um embargo comercial a Cuba.
hmmm representantes eleitos? Sendo que as eleicoes de 2000 e 2004 foram
roubas e esta mais do que comprovado e ninguem acredita que em votar
mais.. por causa do roubo descarado das ultimas eleicoes.. Nao sei se o
fato de ter eleicoes quer dizer que a democracia no país funciona.

> Os motivos
> históricos para isso não vêm ao caso aqui. O fato é que todos os
> cidadãos daquele país são livres para deixá-lo quando bem entenderem,
> desde que não seja para uma lista (bem curta) de países.

Faco coro ao rafael, não são todos os cidadãos, porque boa parte da
populacão nunca saiu do país por falta de condicão financeira.

> Se isso realmente incomodar os cidadãos americanos, eles escrevem a
> seus representantes. Se um número suficientemente grande fizer isso,
> os representantes acabam com o embargo. Fácil não é, porque há grande
> maioria não se interessa pelo assunto, não sabe onde Cuba fica.

Hmmm não. Se fosse assim na reforma do sistema de saúde já teria
incluído um sistema público de saúde... A 'democracia' americana não
funciona assim, todo mundo sabe disso. Ela funciona através do lobby e
do controle da informacão (feito pela mídia que também faz lobby!). Por
exemplo, nas eleicoes de 2000 o esquema do Bush impediu um grande número
de cidadãos negros de votarem. Depois das eleicoes com todas as provas,
vários deputados federais tentaram passar uma mocão para investigar as
eleicões, NENHUM SENADOR assinou a mocão para a investigacão realmente
acontecer. Você pode ver essa cena triste no filme do michael moore -
Fahrenheit 9/11. Mesma coisa contra a guerra no Iraque, até a ONU falou
que era contra e os EUA invadiram o Iraque mesmo assim, desobedecendo a
ONU. Então acho que você têm uma visão muito errada de como a
'democracia funciona' nos EUA.

E há uma grande parte aqui que conhece Cuba sim, sabe muito bem sobre o
assunto (de ambos os lados, direita e esquerda) e que vem trabalhando em
campanhas sobre esse assunto há anos. O Obama falou que deixaria os
cubanos enviarem dinheiro (novamente) para cuba e visitar o país, mas
até hoje isso não entrou em vigor, e niguem pode nada... e na real essas
duas coisas que ele liberou (q ja existiam e o bush tinha proibido) é
apenas uma parte das reinvidicacoes das pessoas que vem trabalhando essa
questão aqui. Existem milhares de outros pontos que são trabalhados em
organizacoes formadas por cubanos e americanos.

> É uma pena porque o embargo claramente não atende o propósito de mudar
> o sistema de governo da ilha para algo menos anacrônico - pelo
> contrário: fornece o inimigo tão necessário a esse tipo de governo.
>
> Mas, de volta às comparações, por qual métrica a proibição de ir tocar
> especificamente em Cuba é tão ruim quanto a necessidade de pedir
> autorização (e tê-la negada ocasionalmente) para fazer qualquer coisa,
> nem que seja passar as férias, fora do país?

Eu coloquei aquele link porque o assunto comecou por causa da blogueira,
queria ver se haveria o mesmo sentimento com a orquestra.
> Pelo pouco que conversamos, ficou claro que você defende ideais - e
> liberdades - importantes, essenciais até. A postura de igualar as duas
> restrições me parece um desequilíbrio de critérios.

Bem, esse assunto é muito mais profundo do que isso. Não estou
igualando. Estou falando porque eu conheco bem os motivos que leva o
governo cubano a ter esse cuidado com as viagens. A lista dos motivos é
enorme e a culpa disso tudo é a guerra que esse país vive até hoje
contra os EUA. Se você falar que não existe uma guerra, existe sim, uma
guerra contra o capitalismo que está clara na tentativa de golpe na
venezuela, no golpe em honduras, nos ataques terroristas em cuba, nos
esquadroes da morte na america central nos anos 80, nas ditaduras pela
america do sul e por ai vai...

Ahh e tem eleicoes em cuba sim, o sistema eh diferente mas tem e com uma
participacão maior do que na 'democracia' americana -
http://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_Cuba:

Elections in Cuba have two phases: (1) election of delegates to the
Municipal Assembly, and (2) election of deputies to the Provincial and
National Assemblies. Candidates for both assemblies are nominated on an
individual basis at local levels by the local population at small "Town
Hall" type meetings [6]
<http://209.85.229.132/search?q=cache:NKcIM6izELoJ:www.cubanews.ain.cu/2007/0927nominacionescandidatos.htm+nominated+site:http://www.cubanews.ain.cu/&cd=5&hl=en&ct=clnk&gl=uk>.
Anyone can be nominated to these posts, including non-members of the
state party. No political parties (including the Communist Party of
Cuba) are permitted to campaign. All elections take place by secret
ballot. Suffrage <http://en.wikipedia.org/wiki/Suffrage> is afforded to
Cuban citizens resident for two years on the island who are aged over
sixteen years and who have not been found guilty of a criminal offence.

Municipal assemblies are elected every two and a half years. Municipal
elections are officially non-partisan, but as with National Assembly
elections, critics maintain that no candidate can express overt
opposition to the Castro government or to the communist
system^[/citation needed
<http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Citation_needed>/] . The last
such elections were held on 21 October
<http://en.wikipedia.org/wiki/October_21> 2007
<http://en.wikipedia.org/wiki/2007>. Turnout was reported to be 8.1
million voters, approximately 95% of the population elegible to vote,
which is less than the last such election on April 17
<http://en.wikipedia.org/wiki/April_17>, 2005
<http://en.wikipedia.org/wiki/2005>, where voter turnout was 97%.

--
isabela fernandes bagueros