2009/10/23 Pedro A.D.Rezende <preze...@unb.br>:
> A democracia representativa (a moderna) tem suas vulnerabilidades, que
> fazem com que sua implementação possa se distanciar da teoria; e era
> disso que estava falando, pois o contexto do meu post era aquele da msg
> a qual eu comentava, que dava a entender que nos dias de hoje se pratica
> a democracia tal e qual na teoria, ou tal e qual na democracia
> participativa originária da Grécia antiga, quando não é.

Aquela em que cidadãos votavam, mas não suas esposas e escravos? ;-)

Não vamos idealizar o passado. Andamos muito em direções certas desde
então. Podíamos ter ido mais longe e feito melhor, claro. Em
retrospecto, os erros ficam sempre bem mais óbvios.

O que os faz um tanto quanto dolorosos de se ver repetidos.

Dá pra explicar muito da história com figuras como essa:

http://www.geniusdv.com/news_and_tutorials/2009/06/28/iq_bell_curve.gif

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com