Pessoal,

Notícia sobre o TSE premiando os melhores
trabalhos de tentativa de violar a segurança
da urna eletrônica:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1386429-5601,00-TSE+PREMIA
+HACKERS+QUE+DERAM+CONTRIBUICOES+PARA+O+SISTEMA+ELEITORAL.html

Pelo que entendi, o primeiro prêmio foi dado a um
cara que tentou empregar uma técnica conhecida na
literatura de segurança de sistemas de informação
como "Van Eck Phreaking", que é tentar detectar as
emissões de rádio oriundas do pressionar das teclas
e demais atividades elétricas dentro do computador.

Exemplo comum: qunado se coloca o fone de ouvido na
saída de áudio do computador e ajustam os controles de
volume do mixer no máximo, às vezes consegue ouvir
um ruído baixo cada vez que pressiona uma tecla ou
move o mouse.

Van Eck Phreaking é levar isso a um nível muito mais
alto, detectando à distância). O artigo diz que o
autor do trabalho acha improvável que isso possa
ser usado para detectar quem votou em quem. Eu já
não tenho tanta certeza; consigo imaginar um monte
de cenários pela qual se poderia esconder um gravador
de van Eck.

Em todo caso, isso não viola a totalização das
eleições; viola "apenas" o sigilo dos votos.

O artigo não descreve o que fez o ganhador do
segundo prêmio. Só nos resta especular que deva
ter sido algo menos espetacular que o primeiro.

O artigo afirma que o tercerio prêmio foi dado
a um grupo que conseguiu lacrar a memória flash
sem deixar vestígios, mas, sem analisar a arquitetura
técnica a fundo, não consigo entender exatamente
o que isso significa, nem de bom, nem de ruim.

Em suma, pra mim, o TSE mostrou que um grupo
aleatoriamente escolhido ao redor do país, sem
necessariamente treinamento técnico específico
para cyberataques em sistemas computacionais; e
disposto a "ganhar" apenas R$ 5.000,00 (e talvez
15 minutos de fama) não conseguiram dessa vez quebrar
a segurança da urna eletrônica (o que quer que
isso signifique; vou deixar assim vago mesmo).

Parece-me um resultado meio... "ralo"... e
não particularmente surpreendente. Mas me parece
que obtiveram o que queriam, no sentido que
foi o que "contrataram".

Anseio pelo dia que o TSE resolva convidar para
o teste empresas interessadas em ganhar centenas
de milhares de reais e com profissionais
especializados na área. Aí sim talvez tenhamos
um resultado mais encorpado.

Se algum dia alguém souber de alguma iniciativa
séria do TSE nessa linha, por favor me chamem. :)

--Marco "Kiko" Carnut, CISSP #22767