Banfy,

> Se o mesário estiver comprometido, acho difícil
> uma urna se defender. O menos que ele pode fazer
> é pegar os títulos que não compareceram e votar
> perto do fim do dia.

Verdade. Muito bem colocado.

Mas isso se limita ao jeito que o sistema é
hoje, onde os mesários autorizam as pessoas
a colocarem seu voto.

Acho que você não discordaria de mim que
existem outras maneiras de fazer que não
padeceriam dessa característica -- ainda que
talvez em detrimento de outras.

Eu (e aqui só falo por mim e por ninguém mais)
creio que seria um quesito de design muito desejável
se o sistema fosse demonstravelmente resistente
contra cenários de "ataques internos" como esse.

> As urnas eletrônicas são baseadas em processador x86. A de 2002, em
> que eu trabalhei, era um Geode.

Obrigado por me educar nesse sentido.

> Até onde eu sei, sim. Nossos protótipos de trabalho, obviamente, não tinham.

Adoraria detalhes.

> Leia os arquivos da lista.

Eu meio que esperava que alguém apontasse algum
documento mais estruturado, de mais fácil leitura,
sobre o assunto. A coisa mais detalhada que eu
li até agora foi aquele relatório do meu amigo
Clóvis T. Fernandes, do ITA, mas se limitava à
analisar anomalias nos logs.

Ler os arquidos da lista dá uma trabalheira para
juntar as peças e reconciliar detalhes conflitantes,
mas vou fazer isso, sim, obrigado!

--Marco "Kiko" Carnut, CISSP #22767