Enfim, a mesma coisa de sempre: Não existe almoço grátis (nem e-mail, nem blog, nem arquivo de documentos, nem rede de realcionamentos), mas a gente não resiste uma boca livre (eu por exemplo uso aquilo tudo).

É necessário ter alternativas locais destas ferramentas.

O Google jura de pé junto que não quer dominar o mundo. Já os seus clientes potenciais... O Wal Mart, que está aí na sua cidade, compete com o mercado local. Os já existentes cartéis de bancos nacionais, cartões de crédito, etc.

Passamos de um problema pessoal para um problema de competitividade.

Fico imaginando o Governo de Minas, que usa o gmial como e-mail corporativo, trocando e-mails sobre uma licitação, e aparecendo do lado sugestões do Google para o produto a ser comprado, e os e-mails gardados sabe-se lá onde.

Outro problema é que isso tem que ser discutido em escala global, pois como a questão ecológica, pois como o Tsunami, a internet não respeita fronteira. Exceto as da China.

Julian Carlo Fagotti

CELEPAR - informática do Paraná
Assessoria para Assuntos Institucionais
e Relações com a Comunidade

55 41 3200-5104
55 41 9133-3407

Em 09/12/2009 às 16:48 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
On Tue, 2009-12-08 at 14:12 -0200, Ufa wrote:
> WTF do dia. http://yro.slashdot.org/story/09/12/08/0127219/Google-CEO-Says-Privacy-Worries-Are-For-Wrongdoers

Leiam uma matéria mais detalhada:

http://www.theregister.co.uk/2009/12/07/schmidt_on_privacy/

Ele falou que, no contexto de máquinas de busca, especialmente o google,
não se deve alimentar a base de dados com buscas que você quer que sejam
privadas. Inclusive, aparentemente ele dá a entender que apenas
informações sobre atos ilegais, que seriam acessados através de mandato
pelo governo americano é que seriam um problema.

Há muito tempo existe a preocupação com o tanto de informação que o
google guarda. Eu acho muito bom ele ter sido sincero sobre o problema
pra que as pessoas fiquem atentas com as informações que deixam com a
empresa.

> E um bom artigo de contra ponto ao "quem não deve não teme": 'I've Got
> Nothing to Hide' and Other Misunderstandings of Privacy
> http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=998565

Eu li a maior parte do artigo. Acho que se aplica mais a questões de
vigilância mesmo, mas achei muito interessante.

Um abraço,

Luciana Fujii