Paulo,

> Alguém tem contato com empresas que vendem thin clients e que possa indicar?
> Já trabalhei com equipamentos da Init , mas gostaria de pesquisar
> outras marcas para cotação.

Eu fiz uma cotação no início de fevereiro de 2009,
se quiser eu te mando a planilha em pvt (se alguém
mais quiser, é só me pedir). De longe, a melhor
relação custo/benefício foi o Init TR-3451, seguido
pelo Connec EZ1000 -- mas ainda assim eles perdem
feio em performance/R$ comparado a, digamos, um
Dell típico que você pode comprar pelo site.

Acabei optando pelo da TR-3451 que no meu projeto
funcionou redondo com o DRBL, que é mais pesado
que o LTSP (no meu projeto eu não queria depender
demais do servidor central).

Uma marca que não consegui testar foi os da HP;
a época nenhum fornecedor se dignou a sequer
me mandar uma cotação que prestasse e os que
tinham no MercadoLivre eram mais fracos e mais
caros do que eu queria.

Onde eles ganham disparado em relação aos
computadores "convencionais" é em performance/watt
(o mais guloso deles consome 30W), que só faz
sentido econômico se sua aplicação precisar rodar
sob muitíssima baixa energia ou alta autonomia em
caso de falta de energia com no-breaks convencionais
(que era o meu caso).

Há uns casos de uso talvez justificáveis, também;
por exemplo, se você quer um computador para
"laboratórios" ou "cyber-cafés" com praticamente
zero manutenção (não têm coolers nem HDs para
pifar) e que ninguém se interesse em colocar
joguinhos ou outros "ligeiros abusos do termo
de uso aceitável" porque é fraco de mais para
tal. :)

-K.