A pergunta está muito mal formulada. E depende muito da área da empresa.
Existem categorias de softwares específicos onde o software proprietário
está em um nível muito maior (Ex.: Dreamweaver). É claro que existem
editores livres similares ao Dreamweaver, mas nenhum que consiga realmente
competir. O Photoshop, por exemplo, reinou por muito tempo. Hoje o Gimp está
chegando a competir de igual pra igual com ele. A mesma coisa do
BrOffice/OpenOffice. Mas tudo isso é questão de tempo. Eu acredito que
quando um software livre consegue ser igual o melhor que um proprietário
(Ex.: OpenOffice), as chances de ele se manter melhor são maiores, já que
existem como seu código é aberto, qualquer um pode trabalhar nele. E não só
por mero "altruismo". Uma empresa que necessite de uma solução específica
pode investir dinheiro no OpenOffice para as melhorias às quais ela tem
necessidade.

Tiago Passos
voxtiago ARROBA gmail.com

Meus filmes preferidos: http://www.criticker.com/?up=17186
"O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais."
Arthur Schopenhauer