Gostaria de lembrar que a aquisição de Sun por Oracle não afeta apenas o
OpenOffice, mas o MySQL também. Será que a Oracle teria interesse em manter
um concorrente livre para seu produto principal?

A aquisição pode levar muito mais facilmente à extinção do MySQL do que do
OpenOffice.

Ainda bem que eu uso, prefiro, e sempre discursei a favor do PosgreSQL. 100%
comunidade, nenhuma empresa dominando o código principal, e muitas empresas
crescendo justamente por conta da licença BSD. Vide EnterpriseDB e
GreenPlum, que ainda por cima sempre retornam o que desenvolvem à comunidade
(ex: a Greemplum bancava o Bizgres, e muitas das otimizações em consultas
feitas para que o PostgreSQL servisse como DW foram retornadas à
comunidade). No Brasil, temos a DB Experts, que foi quem portou em primeiro
lugar o PostgreSQL para Windows, ainda na versão 7.x à época (claro, tinha
uma ressalva, eles diziam que deveria ser utilizado apenas para
desenvolvimento, e que em produção se utilizasse em Linux, o que ainda assim
não tira o crédito de terem feito o primeiro port).

Um abc

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com