A Oracle pode ficar com o nome MySQL, mas o código é GPL. Dizer que o
código ser GPL não basta é uma afronta a tantos outros projetos
licenciados com GPL que funcionam muito bem e que são tão ou mais
complexos e críticos que o MySQL. A desculpa que aplicações feitas com
base no MySQL precisam ser GPLizadas é FUD. Nada obriga uma aplicação
que guarde seus dados em um MySQL a ser GPLizada. No exemplo, em que a
aplicação de navegação guarda seus dados no MySQL (o que é uma idéia
estúpida em se tratando de uma aplicação embarcada) a solução simples
seria rodar o MySQL e a aplicação em processos diferentes, falando por
um socket. Simples, limpo e viável.

Francamente não sei o motivo de tanta celeuma.

Claro, tirando o Monty, que quer de volta os direitos que ele vendeu
para a Sun por US$ 1 bilhão...

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy