2010/1/27 Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>

> Você esqueceu da Xerox (fotocópia).
>
> Como seria o verbo para Inkscape? Inkar? Ink-escapar? Fuga-do-tinteiroar?
>
> Ao meu ver, não coloca o software livre como se fosse apenas UM software,
> mas como toda uma suíte de softwares livres. Não precisa mencionar cada um
> dos que foram utilizados.

se assim fosse, seriam softwares livres, no plural, e estaria no início ou
fim da frase.

sobre fotochopar ter virado verbo, não justifica nada, pois "a linguagem não
é uma criação arbitrária da mente humana, e sim um produto social e
histórico que influi em nossa percepção da realidade. Ao transmitir
socialmente ao ser humano as experiências acumuladas de gerações anteriores,
a linguagem condiciona nosso pensamento e determina nossa visão de mundo."

esta citação está no início do guia para linguagem não-sexista da UNESCO -
http://www.unesco.org/ulis/cgi-bin/ulis.pl?catno=114950&set=4B507B65_3_112&gp=1&lin=1&ll=s

ou seja, assim como devemos utilizar sempre que possível a neutralidade de
gêneros, também devemos cuidar de utilizar verbos e adjetivos também neutros
para não ficar fazendo propaganda de graça para empresas cujos produtos
viraram consumo de massa. Devemos sempre cuidar com o que queremos
transmitir, e não usar um adjetivo ou verbo só porque se está acostumado a
ser assim. Sai pra lá, inércia! ;-)

inté,

//fabs

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk
http://contestado.org
http://estudiolivre.org
http://interfaceg2g.org
http://bicicletadacuritiba.org
http://midialivre.tk
--
"É muito difícil servir a esta incrível espécie chamada humano.
Informe-o de uma verdade que, se aceita, poderá alterar sua maneira