O que justifica a existência do neologismo "photoshopar" é o fato do
PhotoShop ter se tornado um padrão de mercado e uma referência com a
qual todos os programas que fazem edição de bitmaps são comparados. E
é merecido - ele é excelente nessa função e faz muitas coisas
importantes para profissionais gráficos que o Gimp ainda não faz.

Da mesma forma que ninguém mais "xeroca" coisas, vai chegar o dia em
que ninguém mais vai "photoshopar" suas fotos de viagem. Quando a
necessidade do verbo desaparecer, ele vai junto.

A noção expressa no documento da UNESCO é tola. Línguas ou se
desenvolvem naturalmente, por uma sucessão de acidentes, ou acabam
como o esperanto, que hoje conta com menos pessoas fluentes nele do
que Klingon.

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy