Alguém falou que o iPad é um computador?

Acho que você não entendeu bem o que eles estão vendendo... A Apple deixou de vender computadores a muitos anos. Eles vendem um produto como a sua cafeteira.

Se você procura um computador, compre da IBM, HP, Dell, eles vendem computadores.

Se ter controle sobre algo é ter acesso as entranhas de tudo, você deveria fazer um curso de medicina e entender como funciona o processo digestivo do seu almoço no seu estômago, caso contrário você não estará com o controle.

Ao invés de estarmos debatendo como o iPad deve se tornar algo livre, que no meu ponto de vista não deve, porque não tentamos ver como criar um iPad livre?

Porque o Pablo não coloca o case do seu FreeBSD em algum lugar na internet de tal forma que todos possam usar sua práticas para tornar o desktop *nix algo mais atrativo? Poruqe temos que sempre ser reativos e não pró ativos?

Faz algum bom tempo que participo da comunidade open source(como eu gosto de chamar), e em todos estes anos não vi e tenho certeza que não vou ver nenhuma batalha vencida somente tentando derrubar o que é feito em código fechado, ou obrigando algo fechado a se tornar aberto. Mas vi diversas batalhas vencidas onde o objetivo era fazer algo melhor em código aberto.

Esse é o ponto. Não obriguem a Apple a tornar seu produtos abertos. Não é o modelo de negócio deles.

Quem sabe um Steve Open Jobs esteja para nascer...

Abraços,
--
Denis