Algumas coisas:

2010/1/28 Denis Galvão <denisgal...@gmail.com>

> Alguém falou que o iPad é um computador?
>
> Acho que você não entendeu bem o que eles estão vendendo... A Apple deixou
> de vender computadores a muitos anos. Eles vendem um produto como a sua
> cafeteira.
>
> Se você procura um computador, compre da IBM, HP, Dell, eles vendem
> computadores.
>
> Se ter controle sobre algo é ter acesso as entranhas de tudo, você deveria
> fazer um curso de medicina e entender como funciona o processo digestivo do
> seu almoço no seu estômago, caso contrário você não estará com o controle.

Isto levaria a defender que você não deveria ter nenhum direito o qual não
tenha interesse de usar. Como se devêssemos ter um conjunto mínimo de
direitos, como se os direitos que temos ocupassem algum espaço precioso ou
consumissem algum recurso.

A questão é, quem estudou o sistema digestivo consegue entender. Não precisa
pagar novamente a facudade para cada coisa que come, nem é capaz de entender
apenas o que ocorre com alimentos produzidos por agrônomos formados na mesma
faculdade.

Direitos são coisas que todos devem ter. Se um vendedor te vende uma faca e
só te deixa cortar coisas vendidas por parceiros, você acreditaria que esta
"proteção" é para evitar a violência? Algo assim pode evitar a violência?
Algo assim só existe para gerar uma reserva de mercado sob um falso
pretexto.

Se alguém fabricou ou deixou de fabricar uma coisa, pouco importa. Se eu
comprei é meu. Se eu usar minha faca para matar alguém, me prende. Se eu
usar um computador para roubar de alguém, me prende. Mas não vem com estória
de ficar controlando o que eu faço com o que é meu.

Ao invés de estarmos debatendo como o iPad deve se tornar algo livre, que no
> meu ponto de vista não deve, porque não tentamos ver como criar um iPad
> livre?

Por que se um macaco fica atirando pedra em mim, não adianta nada eu ir lá e
criar um macaco que não atire pedra em mim.

Se alguém tira os seus direitos e fica mais poderoso fazendo isso, ganhando
mais poder para tirar seus direitos, não adianta eu não tirar os seus
direitos sem combater quem tira, pois isso significaria perder o poder de
não tirar seus direitos.

> [...]
>
> Faz algum bom tempo que participo da comunidade open source(como eu gosto
> de chamar), e em todos estes anos não vi e tenho certeza que não vou ver
> nenhuma batalha vencida somente tentando derrubar o que é feito em código
> fechado, ou obrigando algo fechado a se tornar aberto. Mas vi diversas
> batalhas vencidas onde o objetivo era fazer algo melhor em código aberto.
>
> Esse é o ponto. Não obriguem a Apple a tornar seu produtos abertos. Não é o
> modelo de negócio deles.
>

> Quem sabe um Steve Open Jobs esteja para nascer...

Nenhum modelo de negócio existe sem consumidores. Ninguém sabe o que um
consumidor calado quer.

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá

Glauber Machado Rodrigues