2010/1/29 Denis Galvão <denisgal...@gmail.com>

>  On 29/01/2010, at 16:22, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:
>
>  Se alguém fabricou ou deixou de fabricar uma coisa, pouco importa. Se eu
>>

> Mas e quem disse que a Apple está tirando algum direito seu? Assim como a
> faca foi feita para cortar, o iPad foi feito para ser um iPad e nada além
> disso. Esse é o ponto Glauber, não exija direitos sobre um produto que não
> oferece o que você quer. Se você quer um tablet, compre um da HP e não
> compre um iPad.
>
> É o mesmo que você usar a tal faca matadora de macacos para tomar uma sopa
> [...]

Essa é a questão, Dennis. Um iPad você *poderia*, se quiser, usar como
alguma outra coisa, mas é impedido por:
- razões técnicas: DRM
- razões legais: EULA e DMCA

Já uma faca que você queira usar como colher, você pode, ainda que seja algo
desajeitado:
- Existem razões técnicas até (é difícil usar uma faca como colher), mas
elas não foram planejadas EXATAMENTE para impedir que você a use como colher
e, afinal de contas, são TRANSPONÍVEIS (dê uma curvadinha na SUA faca e ela
fica mais parecida com uma colher)
- Nenhuma razão legal existe que te impeça de usar sua faca como colher, ou
modificá-la pra isso.

E estamos falando de direitos. Se eu comprei, é MEU. Parece tão difícil que
entenda! Que ânsia de defender os "direitos" dos opressores, hein?

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")