2010/1/29 Denis Galvão <denisgal...@gmail.com>

> Olá Glauber.

  Olá Denis, (espero que não tenha se importado de eu não ter cumprimentado
você antes, às vezes eu pulo de trás de arbustos sem avisar para discutir
assuntos com pessoas - tenho impressão que algumas pessoas se assustam).

Para favorecer a forma do que gostaria de falar, não vou responder a
parágrafos específicos do que escrevemos antes. Do que escrevemos eu entendi
que você acha que esta atitude da Apple não nos afeta, uma vez que você
compra uma coisa sabendo o que ela faz e não faz, e não pode reclamar do que
ela não faz. Além disso, entendi que você não encontra valor em disseminar a
mensagem (do abuso de poder da Apple) que originou essa thread - porque você
não acha realmente abuso, e porque você acha que as pessoas que acham abuso
deveriam prover alternativas ao invés de ficar reclamando.

Eu discordo nesses dois pontos principais e vou tentar explicar. Como eu não
tenho o hábito de ficar o dia todo pensando em todas as maneiras que uma
empresa que age assim pode me prejudicar, a minha justificativa vai estar
longe de estar completa. Acredito que essa atitude da Apple nos afeta de
várias formas das quais nem suspeito, e das quais eu suspeito poucas eu
entendo, e das que eu entendo poucas eu vou saber explicar ou vou lembrar
delas para tentar explicar.

O que eu vou escrever aqui pode ser considerado secundário para quem exerga
maneiras mais graves. Isso é esperado porque eu apenas escolhi as maneiras
que acredito poder explicar melhor. Como a argumentação é longa, eu fiz um
sumário. Assim, só precisarei explicar meu ponto de vista sobre os pontos
mais obscuros ou polêmicos. Lá vai:

1) Esta atitude da Apple nos prejudica porque:

1.1) Diminui a utilidade do conhecimento de tecnologia e diminui a
quantidade de ofertantes de tecnologia
1.2) Torna mais difícil a escolha de um produto parecido fazendo o
consumidor fazer escolhas que não precisa fazer
1.3) Diminui a quantidade de ofertantes de modelos mais justos
1.4) Com produtos limitados artificialmente desperdiça recursos naturais,
recursos de seus consumidores e oportunidades de negócios.
1.5) É anti-produtivo (faz menos com mais)
1.6) Impossibilita que produtos melhores compitam
1.7) Propaganda Enganosa
1.8) Cria monopólio através da diferenciação.

2) Disseminar o abuso da Apple é válido porque:

2.1) O competidor injusto continua ofertando enquanto houver demanda.
2.2) Nessas condições um competidor justo não teria força para competir sem
propaganda contra o modelo injusto
2.3) O abuso da Apple afeta consumidores e não consumidores do produto, pois
afeta o mercado

Alguns dos pontos acima são dependentes de uma análise econômica, ou tem
base em teorias econômicas. Mas pode ser que tudo esteja dentro do senso
comum também.

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá

Glauber Machado Rodrigues