Glauber,

Desculpe, não consegui alcançar a analogia do Venerável Tião.

Certa vez, no começo dos anos 90, fui um cara extremamente radical, não só com a questão de softwares abertos, mas também com estilos musicais e por aí vai.

Ou era Linux ou não era nada. Ou era death/trash/black/heavy/whatever metal ou não era nada. Isso me trouxe um grande problema, perdi a conexão com a evolução dos estilos musicais e com novos softwares e lançamentos do mercado de TI.

Mais tarde comecei a trabalhar com consultoria e vi que nem todas as soluções estavam no mundo do código aberto e me obriguei a abrir meus horizontes, apesar de sempre tentar viabilizar soluções de código aberto pelos motivos que todos nós já sabemos.

Isso trouxe melhorias nos serviços que presto atualmente, mesmo preferindo o software aberto. Hoje tenho condições de comparar o bom ao ruim e não me preocupo se o bom é aberto ou fechado, preciso ter escolhas não quero ser fechado. Tento melhorar o software aberto quando posso, mas nem sempre é o suficiente ou no tempo que o mercado precisa.

Talvez o modelo do Software Livre seja mais amplamente aplicável na disseminação do conhecimento em instituições de ensio ou até em organizações governamentais, porém no mercado corporativo privado _não_.

Temos o iPad, mas tb temos o Google Tablet, um livre e outro aberto: ótimo, escolha o seu.

Nos idos de 2000 montei minha banda de MPB e aumentei minha coleção de músicas e estilos musicais do meu iTunes.

Abraços,

--
Denis