Em 5 de fevereiro de 2010 14:58, Luciana Fujii Pontello <
luci...@minaslivre.org> escreveu:

> Deixa eu colar seu e-mail inicial:
>
> "Colocando lenha na fogueira:
>

> http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/02/02/video-revela-como-chrome-os-funcionara-num-tablet-do-google-915764581.asp
>
> Mais um OS da Google? Sério? Primeiro Android e agora Chrome OS? Nada
> contra, mas meio tiro no pé essas coisas, não? PELO MENOS dizem que é
> aberto... até quando?"
>
> Alguns questionamentos você mesmo podia ter respondido. O software é
> livre como eles dizem? Sim. Não procurando sobre uma coisa simples
> dessa, parece que você prefere insinuar que não é livre do que não ter o
> [...]

Quanto dele está realmente aberto? Talvez eu deva começar a fazer as
perguntas mais completas. A Google insere certas tecnologias dela (aliás, o
Chrome ainda não tem um release oficial, então não tem muito o que dizer
antes que saia a coisa toda né), e é bem provável que acabe indo para o
mesmo lado que foi RedHat e CentOS. A Google não vai querer versões
desvirtualizadas do seu OS rodando por aí com sua logo. Aliás, o uso da logo
provavelmente não será permitido (claro), e mais provável ainda o uso do
nome. Deverá ser algo como faz o CentOS. E você terá que gastar um bom tempo
limpando o código e removendo qualquer item do gênero. Uma liberdade na qual
se gasta mais tempo tentando evitar erros de uso de nomes e marcas do que
desenvolvendo não me parece uma liberdade bacana.

> O "até quando?" não foi crítica? Dá pra explicar o seu medo de eles
> fecharem depois então?

Então, quanto e até quando a Google manteria absolutamente tudo aberto? Não
te parece que o caminho pode acabar sendo o mesmo do MacOS? Chegar um
momento no qual distribuam apenas uma parte do que é aberto (e eles tem
obrigação por ser GPL) e começar aos poucos fechar certas tecnologias como
proprietárias da Google?

> O questionamento foi qual mesmo nesse e-mail, então? Eu não vi você
> falar nada explicitamente do interesse do google. O "PELO MENOS" não é
> porque o tom do e-mail era negativo?

Não, era o tom irônico da questão.

> Talvez se você falar das suas preocupações explicitamente, ao invés de
> jogar perguntas você não seja mal entendido. Mas ok, sobre os interesses
> eu já respondi depois.

Ok, como disse lá em cima, vou começar a desenhar as perguntas de melhor
maneira.

>  > Em NENHUM momento, eu disse que era ruim essas empresas liberarem os
>
> No e-mail seguinte você realmente perguntou isso e eu respondi com o meu
> ponto de vista.

Ok, eu ainda não tinha recebido seu e-mail.

>  > Essas perguntas continuam sem serem respondidas, e elas vão ficar sem

> Por que? Porque eu não posso questionar onde você quer chegar com seus
> questionamentos?

Você pode questionar. Mas, pegando seu próprio e-mail (como você fez com o
meu):

 "Pablo, eu acho que você está caindo pro lado de só reclamar aqui."

Não me pareceu um questionamento, mas uma afirmativa explícita...

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883