On Fri, 2010-02-05 at 10:03 -0200, Pablo Sánchez wrote:

> Será? César tinha ao seu lado Brutus... aquele que mais lhe dava
> apoio... e deu no que deu.

E assim como Roma, empresas grandes também são cheias de facções. Está
ficando difícil pras facções anti-software livre, mas elas continuam lá.

A Nokia tem sido mais uma aliada que uma inimiga no campo da telefonia -
Maemo e Symbian demonstram isso, e esses são momentos de comemorar, mas
isso não os impede de iniciativas contrárias.

Não acho que vale à pena ficar tentando achar conspiração no ar, no
entanto. A briga é bem aberta e é bem fácil detectar as facções se
engalfinhando, é só prestar bastante atenção.

> O Symbian é um código maduro, real, disponível, muito bem testado e
> tudo mais. Ótimo. Porque só agora liberaram o fonte? Ou porque a Nokia
> entendeu que não é bom ser proprietário, em face aos concorrentes irem
> para o mesmo lado (não é o sistema operacional, mas o que você faz com
> ele que torna o seu produto interessante), ou porque ela não quer mais
> dar manutenção sozinha (gastasse horrores assim), ou porque ela
> simplesmente não tem mais interesse no produto. Porque só agora, 10
> anos depois, a Nokia libera o Symbian?

A Nokia só é dona do Symbian há menos de 2 anos. Basta uma pesquisa bem
simples pra descobrir isso =). E se você ler as notícias da época vai
ver que já em 2008 o plano era esse.

Saber um pouquinho ajuda a diminuir consideravelmente a chance de você
devanear desse jeito.

>         Desde q eles adquiriram a Trolltech eles estão organizando a
>         abertura
>         do Symbian. Pode ter certeza que é MUITO mais difícil e caro
>         manter um
>         código aberto do que fechado.

Trolltech? Que que vocês tão fumando? Desde que eles adquiriram a
Trolltech eles estão organizando mudar o Maemo pra Qt. Symbian é uma
história diferente (embora elas se alinhem em diversos pontos).

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>
Debian