http://dot.kde.org/2009/10/13/nokia-sponsors-koffice-development-mobile-devices

> A Sun liberou o Java também... depois disso, não ouvi ninguém mais
> falar nada sobre as engines livres que estavam aparecendo na época
> (que me levam a crer que foi o que levou a Sun a liberar: o fato deles
> não quererem perder a egemonia da engine deles).

Talvez o Oliva possa falar melhor disso, mas Java continua sendo um
calcanhar de aquiles, na minha opinião. Pra usar um plugin java num
navegador com 64 bits você tem que usar um projeto separado, chamado
icedtea. Isso é o java que a Sun liberou, com enxertos dos livres, pra
cobrir os buracos que a Sun não pôde preencher. Java, pra mim, continua
sendo uma porcaria que deve ser evitada.

Mas comparar JVM com Gimp/Photoshop não faz sentido. Se só houvesse
mercado pra um não existiriam Xara, Krita e outros concorrentes do Gimp,
por exemplo.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>