Em 5 de fevereiro de 2010 16:44, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> escreveu:

> Isso é quase ninguém. Conheço duas pessoas que tiveram hackintoshes
> ficaram com eles funcionando duas semanas e desistiram. Um deles
> comprou um Mac. O outro voltou pro Windows.

Por isso eu falei milhares.. em comparação ao total de usuários no
mundo, uns 2-3 milhares não é muita coisa...
E eu também, todos que rodaram hackintosh, acabaram comprando um Mac
ou voltando para o que era antes.

> Mas por que um fabricante de hardware teria interesse em fazer seu
> software, que é, no fundo, o seu diferencial competitivo em relação
> aos competidores, rodar nos computadores deles?

Ué? E o que a Nokia acaba de fazer com o Symbian? Não abriu margem a
isso? E o Maemo?
Vê que são duas empresas grandes, de altíssima importância, uma
trilhando o caminho que a outra já trilhou e voltou atrás? (aliás,
este é o ponto onde eu estou misturando os tópicos, por isso vou parar
por aqui).

> Não dá pra esperar que ela vá contra os próprios interesses. Ela não
> teria nada a ganhar e muito a perder se a Dell pudesse fazer Macs.

Com certeza. Ela teria que passar a cobrar preços justos. A menos que
ela fosse metida a esperta tipo MS e fizesse o mesmo que a MS fez com
a IBM no começo dos anos 80.

> O fato de terem passado longe de licenças como a GPL indicava, desde o
> início, que a Apple dá valor à opção de fechar o código do que quiser,
> quando quiser.

Mas toda empresa pode fazer isso. Não existe nenhuma cláusula na GPL
que impeça o proprietário dos direitos autorais de mudar a licença
quando bem quiser. Claro, o proprietário não pode ir lá e querer
cobrar de quem usou a versão sob GPL, mas a nova versão, se eu sou o
proprietário, pode. A GPL não tira os direitos de autor, aliás, faz
uso deles para que o autor possa autorizar o acesso, alteração e
redistribuição do fonte.

Da mesma forma como um software muda de licença de uma livre para
outra livre, pode mudar para uma fechada, desde que quem o faça seja o
autor original, e não utilize o trabalho derivado de terceiros. Veja o
caso do Sourceforge. Era livre. Um belo dia, não era mais. Pegaram o
fonte que era GPL, fizeram um fork, GForge... que era GPL, até a 4...
e agora, não é mais... aí, pegaram a versão GPL do GForge e fizeram o
FusionForge pegando vários forks do GForge... e agora... bom, esse
ainda está lá, GPL, com fonte e tudo mais.

ATÉ QUANDO?

http://en.wikipedia.org/wiki/GForge

"History

In 1999, VA Linux hired four developers, including Tim Perdue, to
develop the SourceForge.net service to encourage Open Source
development and support the Open Source developer community.
SourceForge.net services were offered free of charge to any Open
Source project team. Following the SourceForge launch[2] on November
17, 1999, the free software community rapidly took advantage of
SourceForge.net, and traffic and users grew very quickly.[citation
needed]

As another competitive web service, "Server 51", was being readied for
launch, VA Linux released the source code for the sourceforge.net web
site on January 14, 2000[3] as a marketing ploy to show that
SourceForge was 'more open source'.[citation needed] Many companies
began installing and using it themselves and contacting VA Linux for
professional services to set up and use the software. However, their
pricing was so unrealistic, they had few customers.[citation needed]
By 2001, the company's Linux hardware business had collapsed in the
dotcom bust.[4] The company was renamed to VA Software and called the
closed codebase "SourceForge Enterprise Edition" to try to force some
of the large companies to purchase licenses.[5] This prompted
objections from open source community members.[6] VA Software
continued to say that a new source code release would be made at some
point, but it never was.[citation needed]

Some time later, Tim Perdue left VA, started GForge open source
project based on the last publicly released version, 2.6, and merged
the debian-sf fork, which had been maintained all along by Roland Mas
and Christian Bayle into the project.

In February 2009, the Gforge GPL branch was forked to FusionForge in a
renewed effort by Roland Mas, Christian Bayle, and many others to
revive the neglected GPL codebase and merge a number of other Gforge
forks into a single project. Shortly after the launch of
FusionForge.org the Gforge.org site switched from Gforge GPL (4.x) to
Gforge AS (5.x) and increased the focus on supporting Gforge AS. This
site change, as a formal response to the FusionForge fork, is believed
to signal the end of the Gforge GPL branch."

E olha que eu estou falando aqui de projetos que nasceram GPL....

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883