Em 8 de fevereiro de 2010 12:01, Julian Carlo Fagotti
<jul...@celepar.pr.gov.br> escreveu:
> Não sei se foi a intenção, mas os celulares estão hardware de internet, e na
> internet dá pra fazer muita coisa além das funções básicas de um celular.
> Abrir o código do sistema operacional do celular é dizer:
> "não sabemos o que desenvolver, não sabemos o que vai dar certo ou não, não
> sabemos no que investir, não sabemos o que mais vai ser inventado. Então...
> deixa rolar."
> Se algum coisa significativa for feita, a empresa pode:
> 1. Fechar o código, e/ou
> 2. Manter o código aberto e dar suporte, e/ou
> [...]

Eu acho que a tendência é cada vez mais a integração das tecnologias
(ohhhhh! como se ninguém já soubesse disso!), e por isso, o OS não
fará mais tanta diferença assim, uma vez que haverá cada vez mais
disponibilidade de serviços web para todo o tipo de plataforma, com o
intuito exatamente de ser web para ser livre de plataforma, e aí, é
uma questão da plataforma se virar para suportar os padrões da Web.

Safari para iPhone (baseado em Konqueror), Skyfire para Windows Mobile
(baseado em.. q? não sei, mas o trem funciona bem), e o MicroB para
Symbian.

A tendência é cada vez mais partir para os padrões abertos da Web
(HTML, Ecmascript/Javascript, CSS, e outros que todo mundo já está
careca de saber) e deixar as preocupações com OS para trás. Vai chegar
a época ainda em que o OS vai servir só para dar boot, acessar
dispositivos locais, e carregar um navegador onde estarão as
ferramentas utilitários... Daqui há uns 15-20 anos, mas vai acabar
chegando. Exceto, claro, para quem for programador, que aí, um shell e
ferramentas locais são essenciais... Mas quantos dos usuários atuais
são realmente programadores? Acho que menos de 10%...

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883