On Fri, 2010-02-05 at 19:03 -0200, Ricardo Bánffy wrote:
> A única interpretação cabível é que o Symbian deixou de ser um
> diferencial competitivo. Se ao abrir o código a Nokia conseguir
> evoluir um pouco o produto sem custo, é bom pra ela.
>
> E o Maemo já começou aberto. A idéia sempre foi de buscar uma sinergia
> com uma comunidade de desenvolvedores.

Nem tudo do Maemo é aberto, isso é um ponto importante. As apps core do
n900, como o Address Book, por exemplo, que eu acho um dos trecos mais
legais desse telefone, são fechadas.

Toda a base usada para construí-lo (Telepathy, Tracker, Evolution Data
Server, entre outros) é livre, mas a aplicação propriamente dita não é.

> E eu nunca entendi o modelo de negócio por trás disso.

Acho que com isso que eu falei acima dá pra entender um pouco melhor - o
diferencial competitivo está nas aplicações, não na infraestrutura.
Usando Telepathy, por exemplo, a Nokia consegue se aproveitar de um
projeto de Software Livre com uma comunidade razoavelmente vibrante, que
o aprimora independente de esforços específicos dela, mas ainda consegue
dar pros clientes um address book com IM/voip/video call/gsm integrados,
que é o grande diferencial.

Ou seja, a Nokia entendeu bem direitinho o que os defensores de Software
Open Source advogaram desde o começo - compartilhe a base, diferencie no
produto.

Isso sem contar que o que dá dinheiro mesmo é vender quintilhões de
gadgets, não o software, no caso de empresas como a Nokia. Eu acredito
que mesmo que a Nokia lançasse o Address Book agora, por exemplo, eles
teriam a vantagem no time-to-market, e não ajudariam muito a
concorrência. No mercado de gadgets o mês do ano em que se lança o
produto faz a diferença ;D.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>