On Mon, 2010-02-15 at 11:54 -0200, Robertson Gomes Reis wrote:
> Eu sinceramente nao entendi ainda o stress
>
> O Google Buzz é opcional, vc pode desativa-lo quando quiser, a opcao
> esta embaixo no Gmail, logo apos onde diz quanto vc esta ocupando de
> espaço.

Pelo que eu entendi (eu não vi o serviço) o problema não é que você não
pode desativá-lo, é que como o lançamento foi feito causou problemas de
privacidade. Não adianta você desativar o serviço, se alguém já viu quem
são suas fontes que você queria proteger no caso de você ser um
jornalista.

> Algumas falhas ja foram identificadas, normal afinal, alguem ai ja viu
> alguma nova tecnologia ser lançada sem encontrarem falhas? O Google ja
> se manifestou e prometeu arrumar.

Você pode arrumar pra mais pessoas não sofrerem com o problema, mas o
estrago para alguns já foi feito. Se você lida com esse tipo de
informação sensível, você tem que ter mais cuidado com os dados das
pessoas.

> Quanto a outras solucoes, sou sim muito a favor de desenvolver, afinal
> quanto mais solucoes fizermos é melhor. Mas sejamos sinceros, se
> ficarmos do tamanho do Google nao seremos tambem um "monopolio"?

Se ficarmos você está se referindo a quem? Se for ao movimento de
software livre, não. Não seremos um monopólio. Ainda existirá muita
concorrência saudável entre as várias empresas de software livre, muito
mais saudável do que quando a maioria das empresas era de softtware
proprietário, já que esse modelo favorece mais os monopólios.

> Outro ponto interessante: Eu como todos voces, de uma forma ou de
> outra uso o Google. Uma outra solucao eu tambem usaria, mas tambem
> usaria o Google e quantas solucoes existirem. Afinal quem quer ficar
> alienado no mundo?

Você acha que ficar alienado do mundo é não utilizar as soluções
proprietárias quando existem outras soluções livres que fazem a mesma
coisa? Eu diria exatamente o contrário. Ficar alienado é utilizar
serviços que você não controla e aceitar que é bom só porque vem do
Google.

>  Eu defino o que quero que vejam no meu google, mas faço questao que
> vejam muita coisa, afinal lá eu publico minhas ideias, meus projetos,
> meus sucessos e até meus fracassos. Profissionalmente para mim é muito
> bom.

Muitas pessoas divulgam suas idéias, projetos, sucessos e fracassos sem
precisar do google. O que é que ele oferece de diferente? Sinceramente,
pra mim é muito mais profissional ter um blog no seu domínio que um blog
hospedado no google. E-mail profissional com @gmail, é totalmente não
profissional pra mim.

> Vamos fazer uma ferramenta nova?? To dentro
> É livre!!!! Melhor ainda

Pra você liberdade é apenas uma pequena vantagem a mais? O mais
relevante são as ferramentas novas? Eu acho que nesse momento eu deveria
perguntar se você gostaria de entrar numa seita imaginária parafraseando
o Glauber.

> Boicotar o Google? Alem de duvidar a possibilidade, to fora, pretendo
> continuar sendo visto no planeta.

Duvidar da possibilidade? Fora excluir o robô do google de coletar sua
página, eu não vejo problema nenhum. Muita gente atualmente usa do
google no máximo o buscador (que eu considero realmente um pouco melhor
que os outros) e continua sendo muito bem visto no planeta.

Um abraço,

Luciana Fujii