As vezes me preocupa para onde as coisas estao caminhando.

Hoje quase nao vejo mais o profissional que estudam solucoes para
corporações.
Prestem atenção na frase que esta no plural: "Estudam soluções para
corporações"

Liberdade é isto, ter escolha. Liberdade é poder fazer o que bem
entender.

O que vejo hoje é time de futebol. Eu ou corinthiano e nenhum outro time
presta.

O profissional de TI que se limita a uma unica possibilidade, quem perde
a empresa onde ele se situa.

Por que nao posso ter um software proprietario?
Alguem ai conhece uma ferramenta de CAD melhor que o da Autodesk? Hoje
eles ditam o mercado.

E o Photoshop?

É claro, sei que existem softwares livres capazes de fazer desenhos CAD
como existem outros proprietarios tambem, mas na pratica, para os
projetiscas, nao chegam aos pés.., idem para o Photoshop (Sao apenas
exemplos)

Recentemente conheci uma pessoa que usa windows no note. Preferencia
dele. Interessante que ele tinha Windows (veio com o note) e TODOS os
outros softwares dele eram livres. (Open Office, Dia, etc).

Isto é liberdade!!! Ele gosta assim, ele escolheu. Nao importa se ele
teve que pagar pelo software ou nao. Acho justo pagar, ja que alguem
trabalhou.

Na minha opiniao um bom profissional de TI, conhece a empresa em que
esta trabalhando, conhece o mercado pra onde esta empresa presta
serviço, conhece o negocio da empresa e TEM A LIBERDADE de escolher a
mesma ferramenta, seja ela livre, proprietária ou um ambiente misto.

Saber fazer a melhor escolha torna voce o melhor profissional.

PS. Meu note é Linux, da minha filha de 8 anos é linux, da minha esposa
é linux, o da minha mae (acreditem) é Linux. MAS ELES ESCOLHERAM como eu
tambem escolhi.
Escolhi Linux nao porque odeio a Microsoft ou sou um Xiita.
Escolhi Linux pq é melhor, é mais rapido, nao trava, consigo fazer o que
quero.

ISTO É LIBERDADE!

Acho que gastamos muita energia se preocupando com empresas que fazem
softwares proprietarios, quando deveriamos nos preocupar com empresas
que "sugam" nossa inteligencia, desenvolvem softwares com nossos codigos
e os fecham tornando-os proprietarios. Ex. a Novell que recompilou junto
com a Microsoft o Samba integrando ao AD e fecharam o codigo. Ou como a
propria Microsoft que fez o Vista com muitos recursos do KDE / Gnome e
fechou o codigo.

Isto ataca diretamente nossa libedade. Nos torna escravos trabalhando
para outros ganharem dinheiro em cima do que desenvolvemos e nao
devolvem nada em troca.
Software Livre, é livre para fazermos o que bem entendemos, mas é justo
darmos algo em troca, seja em conhecimento, ideias, codigos, etc.

Reflitam sobre isto. Discussoes como esta nao estao elevando o
conhecimento da Lista. Estamos apenas nos preocupando em boicotar
empresas. Nao ganhamos nada com isto.

[]'s

Bob Reis
Gestão de Infra-estrutura de TI
Construtivo.com do Brasil Ltda.
rr...@construtivo.com
F. 11 3044-2520
C. 11 8965-4795
LPI-1 Certified - LPI ID: LPI000194913
         (Verification Code: mt6736rtgd)
Novell CNA Certified - Registry ID: 10110737