Em 15 de fevereiro de 2010 12:20, Luciana Fujii Pontello
<luci...@minaslivre.org> escreveu:

> O que tem a ver a licença BSD com Gmail? Você quer dizer que quem "é
> BSD" não se preocupa com liberdade/privacidade?

Às vezes eu acho que você toma ácido ou algo assim...

BSD é uma licença mais permisiva, permite inclusive que o código seja
fechado por quem o alterar, se quiser. Ou seja, eu quero software
livre (DUH!) mas não me preocupo muito em obrigar/forçar os outros a
manter livre o que eles criarem...

Traduzindo: eu não sou paranóico como o Stallman, por exemplo, que se
recusa a ter celular ou a preencher uma ficha da Embratur ao entrar em
um hotel por serem "sistemas de controle que permitem que você seja
rastreado" (sim, eu tive que aguentar o cara falando isso quando fui
deixá-lo no hotel, mas é a opinião dele, eu respeito, só que acho
coisa de maluco chegar nesse ponto).

Enfim, para você entender melhor, assim como com a licença BSD, tanto
faz como tanto fez, para mim é a mesma coisa do Google.

Deu para ligar os pontinhos agora?

> E aliás, o que tem a ver a licença com a privacidade? No outro e-mail
> você também comparou a política de privacidade do Gmail com a licença do
> IRPF.

O que tem a ver? Essa eu vou deixar para algum dos universitários responderem...

Aliás, não, respondo eu mesmo.

Simples: a questão toda do Gmail, do Buzz, do GTalk, do Docs, etc,
gira em torno da licença de uso do serviço... Por não saber como o
serviço é criado (você não tem o fonte dele), e por ter lá escrito as
coisas loucas que às vezes o Google fala, vejamos... Vamos ligar os
pontinhos? Se você não sabe como o serviço é codificado, e aceita os
termos de uso e privacidade dele (que são contratos, assim como a
licença é um contrato - sempre que falar em licença, agora, lembre-se
disso: contrato!), você aceitou abrir mão da privacidade.

Um dos principais argumentos sobre o Software Livre é a capacidade de
auditar o mesmo, ou seja, você sabe que ali por trás não há nada que
vá fazer mal uso das informações (ex: um Mozilla/Firefox com um código
para roubar os números e as senhas de cartões de crédito - você sabe
que não tem isso, porque pode auditar o código).

Como você audita um serviço, de código fechado, e ainda por cima com
termos tão loucos para o uso?

> Você está limitando os problemas do Gmail a questões de privacidade.
> Também existe o fato de eles poderem terminar a sua conta a qualquer
> momento. Como você utiliza inclusive como seu endereço de e-mail um
> @gmail, você vai perder essa sua parte da sua identidade se isso
> acontecer. Fora o fato de que vai perder acesso aos seus e-mails caso
> não tenha feito backup de tudo.

Ainda em que @gmail é só um domínio, e não parte da minha identidade... :-D

Qualquer coisa pode terminar a qualquer momento. Não é o domínio o que
me importa. Qualquer coisa, vou lá, crio meu domínio (aliás, já tenho
vários), e crio meu e-mail com meu domínio.

Você realmente acha isso uma preocupação tão grande assim?

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883