On Mon, 2010-02-15 at 12:59 -0200, Robertson Gomes Reis wrote:
> As vezes me preocupa para onde as coisas estao caminhando.
>
> Hoje quase nao vejo mais o profissional que estudam solucoes para
> corporações.
> Prestem atenção na frase que esta no plural: "Estudam soluções para
> corporações"
>
> Liberdade é isto, ter escolha. Liberdade é poder fazer o que bem
> entender.

Você não tem liberdade de modificar nem distribuir o Photoshop, nem o
Autodesk. Isso não é liberdade. Você está agindo como os usuários que
não percebem quando a liberdade é tirada deles.

No caso do IRPF, você não tem liberdade de escolher usar outro software
também, porque eles não liberam especificações para que seja possível
contruir outro software.

Não se trata de uma tirania de "não use software proprietário". É uma
questão da defesa da liberdade de software, diferente da liberdade de só
poder escolher o software que você usa e se restringir aos termos de
licença impostos a você.

> O que vejo hoje é time de futebol. Eu ou corinthiano e nenhum outro
> time presta.

Sinceramente, você veio escrever isso numa lista do Projeto Software
Livre Brasil. Eu imaginaria que você entende o que é o movimento do
software livre e defende a liberdade de software. Talvez você esteja na
lista errada?

> O profissional de TI que se limita a uma unica possibilidade, quem
> perde a empresa onde ele se situa.

O que você queria dizer aqui?

> [...]
>
> É claro, sei que existem softwares livres capazes de fazer desenhos
> CAD como existem outros proprietarios tambem, mas na pratica, para os
> projetiscas, nao chegam aos pés.., idem para o Photoshop (Sao apenas
> exemplos)
>
> Recentemente conheci uma pessoa que usa windows no note. Preferencia
> dele. Interessante que ele tinha Windows (veio com o note) e TODOS os
> outros softwares dele eram livres. (Open Office, Dia, etc).
>
> Isto é liberdade!!! Ele gosta assim, ele escolheu. Nao importa se ele
> teve que pagar pelo software ou nao. Acho justo pagar, ja que alguem

Eu acho que a gente tem que voltar na discussão. Realmente, não importa
se uma pessoa tem que pagar pelo software ou não. Como você deve saber,
free software é de software livre, free as in freedom. A liberdade de
software não quer dizer que você não precisa pagar por ele.

Mas independente do seu amigo achar que teve liberdade ao escolher
windows, ele não tem liberdade porque a licença do windows é restritiva,
ele não pode fazer o que ele quiser, ele não pode consertar um erro que
ele encontre, ou fazer o software ficar do jeito que ele quer, nem pode
contratar ninguém pra fazer isso, etc.

> Na minha opiniao um bom profissional de TI, conhece a empresa em que
> esta trabalhando, conhece o mercado pra onde esta empresa presta
> serviço, conhece o negocio da empresa e TEM A LIBERDADE de escolher a
> mesma ferramenta, seja ela livre, proprietária ou um ambiente misto.
>
> Saber fazer a melhor escolha torna voce o melhor profissional.

Sinceramente, a lista não é sobre ser o melhor profissional de TI, é
sobre software livre. Eu, sinceramente, acredito que o melhor
profissional de TI oferece o que é melhor para seus clientes, o que pra
mim geralmente significa software livre. Se pra você ser o melhor
profissional é o que dá mais dinheiro atualmente, você é livre pra fazer
as suas escolhas, mesmo que seja acorrentando seus clientes a software
proprietários que vão lhes causar problemas no futuro. Mas eu não acho
que esse é o espaço pra você vir defender isso.

> PS. Meu note é Linux, da minha filha de 8 anos é linux, da minha
> esposa é linux, o da minha mae (acreditem) é Linux. MAS ELES
> ESCOLHERAM como eu tambem escolhi.
> Escolhi Linux nao porque odeio a Microsoft ou sou um Xiita.
> Escolhi Linux pq é melhor, é mais rapido, nao trava, consigo fazer o
> que quero.

Existe uma grande diferença em entender o que é software livre e
acreditar nisso do que ser xiita e odiar a Microsoft. O preconceito está
na sua cabeça. Talvez você devesse tentar entender melhor o que a gente
acredita, antes de vir atacando.

Eu ficaria mais feliz se você tivesse Windows instalado no seu notebook,
mas entendesse como isso te restringe do que ter um Linux instalado só
porque é melhor tecnicamente.

Um abraço,

Luciana Fujii