Outro exemplo, sou co-fundadora do SFCCP que eh um grupo gerido pela comunidade. Alugamos um rack do provedor MonkeyBrains (um provedor 'faca vc mesmo') e administramos coletivamente o local. O SFCCP eh um colocation onde grupos sem fins lucrativos podem hospedar sua maquina num lugar que possui uma infra-estrutura boa (que outras empresas grandes usam como o facebook) sem ter que pagar fortunas por isso, jah que dividimos o custo entre todos dependendo do que cada um ta usando.

Alem disso o SFCCP tem uma politica de defesa dos direitos digitais e conta com o apoio da EFF para esses casos.

http://sfccp.net

Ou seja, a comunidade se juntou e conseguiu construir uma solucao para hospedagem de servidores que seja viavel financeiramente e que tambem defende os direitos digitais tanto dos provedores de servicos quanto dos seus usuarios.

abracos,
toya