Alexandre Oliva wrote:

> Você acha que o kernel Linux, uma vez tivoizado, ainda é Livre?
>
> Tipo assim, de que adianta poder estudar o código fonte do kernel que
> controla seu celular, se você não consegue modificar esse kernel para
> que ele faça o que você quer no seu celular?

Eu concordo que o idal seria modificar o kernel para que ele faça o que
quiser no celular, desde que isso não afete a qualidade da rede,
prejudicando todos os demais usuários da rede.

> Linux tem vindo tivoizado em praticamente todos os celulares que o
> adotam, sejam os baseados em GNU/Linux, sejam os baseados em Android.
> Lamentavelmente vejo poucos indícios de tendência contrária a isso :-(
> Pelo contrário, vejo gente que se diz do Software Livre comemorando :-(
>
> Comemorando que Software Livre vem sendo co-optado para controlar
> usuários?!?

Certamente é melhor que um sistema totalmente fechado.

Trabalhei cerca de 20 anos em operadoras de telecomunicações e acompanhei
diversos trabalhos em órgãos de padronização internacional nessa área.
Eu duvido que seja possível hoje telefones celulares que sejam 100% livres
e funcionem com os padrões de telefonia hoje existentes: existe uma quantidade
enorme de patentes nessa área, e certamente não é possível fabricar um telefone
celular
sem ter que pagar royalties a pelo menos uma dúzia de patent-holders, incluindo
patentes e restrições de uso ligadas a DRM (necessárias para assistir conteúdos
de vídeo e tv digital em muitos países - e geralmente imposto pelos estúdios
que geram conteúdo).

Se comparado ao modelo de 5 anos atrás, o uso de sistemas abertos e o empenho de
algumas empresas na abertura das plataformas é para ser comemorado. Antigamente,
todo o desenvolvimento estava restrito ao fabricante dos aparelhos.

Além disso, estão ocorendo ganhos para a comunidade com o uso do Linux. Por
exemplo,
enquanto mantenedor do Video4Linux, tenho recebido muitos novos drivers,
totalmente
abertos, sem firmwares ou API's proprietárias, para serem adicionados ao kernel
por conta do Maemo, que utiliza a plataforma ARM/OMAP. Essa mesma plataforma
é usada não apenas em celulares, mas em diversos outros dispositivos. Além
disso,
os fabricantes envolvidos têm contribuído com aprimoramentos nas funcionalidades
core do kernel e dos sub-sistemas, aprimorando o código.

A meu ver, estamos vivendo um momento de transição entre sistemas totalmente
fechados e sistemas totalmente abertos. Para que essa transição aconteça,
ainda são necessárias algumas mudanças, especialmente no tocante a mudanças
nas leis que versam sobre patentes.

Cheers,
Mauro

--