2010/2/17 Mauro Carvalho Chehab <mche...@infradead.org>:
> Eu concordo que o idal seria modificar o kernel para que ele faça o que
> quiser no celular, desde que isso não afete a qualidade da rede,
> prejudicando todos os demais usuários da rede.

Se a rede for robusta, não serão os terminais que vão derrubá-la. Além
disso, estamos falando de reprogramar os processadores de aplicação,
não os controladores dos radios (que são quem fala com a rede). Além
do mais, se o usuário usar a rede de dados "demais", vai acabar sendo
cobrado.

> [...]
> Eu duvido que seja possível hoje telefones celulares que sejam 100% livres
> e funcionem com os padrões de telefonia hoje existentes: existe uma quantidade
> enorme de patentes nessa área, e certamente não é possível fabricar um
> telefone celular
> sem ter que pagar royalties a pelo menos uma dúzia de patent-holders,
> incluindo
> patentes e restrições de uso ligadas a DRM (necessárias para assistir
> conteúdos
> de vídeo e tv digital em muitos países - e geralmente imposto pelos estúdios

De novo, estamos falando dos processadores de aplicação, não dos
rádios, onde devem estar o grosso das patentes. E eu topo ficar sem
conteúdo DRMizado.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com