On Wed, 2010-02-17 at 21:51 -0200, Fabianne Balvedi wrote:
> Eu acho muito válida esta decisão, e também acho extremamente
> importante que existam pessoas que possam fazer essa frente
> mais pontiaguda de questionamento. Mas dizer que a solução é
> cada um gerenciar seu próprio servidor de emails é uma declaração
> direcionada apenas a uma elite tecnológica, e eu não sou a favor
> da formação de elites assim como não sou a favor da formação
> de monopólios.

Eu acho que uma solução para quem não tem como manter seu próprio e-mail
é pagar por esse serviço, quando é viável. O google oferece um e-mail
com bom espaço em disco, mas em troca tem vários problemas. Eu prefiro
pagar um servidor pra ter o serviço do meu jeito, se não conseguisse
configurar, ficaria feliz em pagar alguém pra fazê-lo pra mim. Na
verdade, se eu não tivesse outros usos pro servidor, talvez ficaria mais
barato pagar pra alguém hospedar meu e-mail em seu servidor, com termos
de uso que eu aceitasse.

Não conheço nada sobre os e-mails coletivos, mas talvez se houvesse a
opção de pagar ficaria viável eles oferecerem mais espaço, melhor
serviço, etc. Mas de qualquer forma, mesmo se for de uma empresa, eu
considero qualquer serviço com termos de uso mais razoáveis que os do
google melhor. Alguém aí querendo abrir uma empresa com e-mail
confiável?

Um abraço,

Luciana Fujii