On Wed, 2010-02-17 at 23:05 -0200, Fabianne Balvedi wrote:

> E para quantos brasileiros você acha que
> esta solução paga seria viável?

Pra quase todos que pagam internet.

O Brasil tem um problema de diferença social, e eu entendo que isso deve
ser levado em conta na hora de sugerir soluções. Mas não acho que é o
caso de não pensar em soluções só porque isso é um problema. Não precisa
ser tudo de graça. O que precisa é que mais pessoas tenham condição de
pagar.

> Já existem muitas empresas que oferecem emails confiáveis,
> mas nenhuma oferece a usabilidade que o gmail oferece.

Sim. Também em alguns casos um software proprietário não tem equivalente
em qualidade técnica em software livre. Estou falando no sentido de
buscar soluções para pessoas que queiram sair do Gmail por causa de seus
problemas. Quanto a convencer usuários que não se preocupam com isso (ou
mesmo se preocupam mais com a comodidade), isso é outro problema.

> Independente disso, a questão da elitização continua, pois
> se só usufrui de um serviço confiável quem pode pagar,
> então a elite neste caso seria monetária.

Sim. Essa elite já existe no Brasil. Ela tem acesso a banda larga em
casa, mais informação, educação de mais qualidade. E essas pessoas
geralmente são as que geram mais  receita pro google. Se eles mudarem
pra mim é um bom começo.

Um abraço,

Luciana Fujii