Em 18 de fevereiro de 2010 16:05, Rafael Luís Vasel
<rafael.va...@gmail.com> escreveu:
> tenta encontrar exemplo de algo que valorizou assim sem algum motivo real,
> como um aumento de lucro, de producao, uma nova descoberta. to falando
> sério, me envia quando achares...

Qualquer coisa. :-D

Sério, diga-me: porque uma pedrinha pode ser hipervalorizada? Falamos
de diamantes. Porque outra pedrinha também? Falamos de ouro.

Além delas brilharem (o que explica a mentalidade primitiva de "olha,
uma coisa que brilha!" que atribuia valor nos tempos da caverna) o que
elas tem realmente que as tornam tão especiais? Você come pedra?
Respira pedra? Precisa de uma pedra que brilha para achar que tem
algum valor?

Os princípios econômicos que regem a humanidade são arcáicos. São
primitivos. Infelizmente, produção não aumenta o valor, só diminui
(lei da oferta e da procura: se tem muito, não vale muito, se tem
pouco, não vale pouco, quanto menos se produz, mais valioso um bem é.
Ex: Ferraris e Pálios).

Quer um exemplo de coisa que valorizou muito, sem aumento de produção,
sem nova descoberta? Petróleo. Lembra disso? Anos 70? Crise do
Petróleo? Hiper valorização?

Houve aumento do lucro, claro, mas houve aumento do lucro porque houve
aumento dos preços.

Tem um monte de royalties que aumentam só do blá blá blá. Aliás, o
mercado de ações condena a especulação, mas não vive sem ela. Tem um
monte de empresa falida por aí, que teve uma super valorização logo
antes de falir. Só no blá blá blá.

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com