2010/2/18 Luciana Fujii Pontello <luci...@minaslivre.org>:
[...]
> Não sei. Você tinha mencionado que já tem empresas com e-mails
> confiáveis. Tem alguma pra me indicar?

Bem, nem a CentralServer nem a LocaWeb, por exemplo,
me deram motivos para desconfiar dos serviços de email
que eles oferecem.

Mas talvez alguém aqui possa ter tido alguma
experiência diferente da minha, a ver.

Seria bacana também que outr*s comentassem
sobre serviços de email que já usaram.

[...]
> Não adianta pra você que sua conta não possa ser cancelada a qualquer
> momento?

Cancelar contas é tiro no pé e eles sabem disso.
Porém, se resolverem fazer essa pataquada, ou
se rolar uma pane no sistema deles, e sabendo que
eles não se responsabilizam pelo que eu armazeno
em meu gmail (isso tá nos termos de serviço),
eu sempre faço backups. Além disso, o email que uso
por padrão no gmail não é @gmail, ou seja,
eu apenas migrarei meu email para outro serviço
se isso acontecer. Claro que isso seria muito,
muito chato, mas tem como contornar.

> Mesmo só com preocupações de privacidade, alguém tem que
> começar. Seus contatos podem pensar o mesmo, que não adianta eles saírem
> do Gmail, porque vão conversar com você que usa Gmail.

Eu vou sair quando eu sentir que a relação custo/benefício
vai tender mais para o benefício do que para o custo.
Porque por enquanto a balança ainda está pendendo
demais para o custo.

Entenda, eu sei muito bem no que eu estou metida.
Traduzi a introdução sobre um livro sobre Sociedade
de Controle que fala justamente por que quero que
as pessoas tenham ciência da importância da questão
da privacidade. Porém, não acho que é apenas saindo
de um serviço de email que elas vão entender porque
a privacidade é importante. Mais do que não utilizar
um serviço não confiável, elas devem saber que tudo que
se digita na rede pode ser rastreado, *independente*
do serviço de email que você use, se você não souber
criptografar devidamente suas informações. Também
é importante saber disso para cobrar dos atuais governantes
que garantam que dados dos e sobre internautas
não possam ser simplesmente liberados
e utilizados impunemente.

Mas enfim, cuidado tem que se ter em qualquer lugar.
Seja em casa, na rua ou na rede.
Não é à toa que o estado de se estar acordado,
oposto ao de se estar dormindo,
chama-se "vigília", hehe...

> Mas eu não estou falando pra você não buscar soluções para que sua rede
> possa migrar. Isso seria o ideal.

bem, mas participar das discussões e tentar propor
soluções é tudo que posso fazer no momento neste quesito,
pois outras frentes tem prioridade no momento pra mim.
As causas são infinitas. Não dá pra "comprar" todas elas.
Mas apoiar quem o faz dá, e eu apoio quem sai do gmail
totales. E também espero sinceramente que estas pessoas
consigam trazer uma nova perspectiva
para esta questão em breve.

Abraços,

//fabs
--
fabianne balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk
http://contestado.org
http://estudiolivre.org
http://interfaceg2g.org
http://bicicletadacuritiba.org
http://midialivre.tk
--
"É muito difícil servir a esta incrível espécie chamada humano.
Informe-o de uma verdade que, se aceita, poderá alterar sua maneira