Não me parece que esse artigo tenha ido mas lá vai

http://miud.in/1Os

O artigo é de agosto e não diz nada que agora não se saiba. em tempo o valor
econômico é mais lido por gente do mercado de ações que twitter do marcelo
branco.

> A rede serviria como uma intranet do governo, que segue incomodado com a
> dependência de redes geridas por concessionárias privadas. Segundo fontes
> familiarizadas com as discussões, a administração direta - sem contar
> estatais e agências reguladoras - paga às operadoras privadas cerca de R$
> 500 milhões por ano em despesas de telefonia fixa, celular e internet.
> Cálculos feitos pelo Planejamento indicam uma economia de R$ 150 milhões
> anuais com a reativação da Telebrás, e por isso o ministério alega que o
> investimento para recuperar a estatal se paga em um período de três a cinco
> [...]
Embora neguem a intenção de disputar mercado com as grandes operadoras, os
formuladores do plano veem " objetivos estratégicos " na nova Telebrás e
citam a atuação " monopolista " de Oi, Telefônica e Embratel na oferta de
banda larga. Além das quatro panes do Speedy (com vendas suspensas pela
Anatel), a compra da Brasil Telecom pela Oi também é apontada como fator de
preocupação. No médio prazo, idealizadores da proposta dizem que o aumento
da velocidade de transmissão de dados tirará ainda mais receitas dos
serviços de voz das teles, com a popularização das chamadas por protocolo de
internet (VoIP).

Eles também veem a tendência de encarecimento dos serviços de internet, que
se transformarão na principal receita das operadoras, e encaram a Telebrás
como a única possibilidade de levar a banda larga, numa segunda fase do
projeto, a regiões fora das prioridades do setor privado. Dão o exemplo da
meta de instalar 720 novas agências do INSS em cidades pequenas, até 2010. "
Por ausência de oferta, o governo está impedido de prestar um serviço de
qualidade e implantar a promessa de tirar a aposentadoria de cidadãos em 30
minutos " , diz um entusiasta da Telebrás.

Leia mais:
> http://www.valoronline.com.br/?online/brasil/5/5754216/3/projeto-polemico-recria-telebras-como-rede-de-banda-larga&scrollX=0&scrollY=530&tamFonte=#ixzz0g0eO6aew

Antes disso eu já pensava em saber como ficaria a querstão dos backbones,
pois para internet comercial se depende dos backbones das empresas de
telefonia. Assim da mesma forma que nas cidades pequenas as operadoras
sabotam experiências de banda larga instituídas pelo poder público,
majorando os preços, o mesmo poderá acontecer com esse projeto.

A matéria, nem a discussão apontam como isso seria equacionado no projeto.