F,

> de boa, gerenciar um servidor de emails não é nem de longe uma tarefa
> trivial. Existem coletivos confiáveis que fornecem emails mais
> seguros, como por exemplo, o coletivo riseup.net. Eu uso um email
> deles para transmissão de informações mais sensíveis, mas não dá pra
> usar pra tudo pq não é produtivo e tem limite de caixa postal muito
> baixo. O pessoal da Colivre também estava implementando uma
> alternativa interessante, mas não sei a quantas anda o projeto. Na
> real, o que sei é que vou continuar usando o gmail pra listas e
> [...]

Creio que haja algumas alternativas:

* Encoraje seus interlocutores que usam GMail a usar o combo
  GPG/FireGPG ou algo que o valha. Aí você e seus interlocutores
  no GMail ficarão razoavelmente imunes a terem seus emails
  interceptados. Todavia, os "de" e "para" continuarão sem
  ser cifrados, de sorte você continua vulnerável a "análise
  de tráfego", o estudo de "quem fala com quem". Pra evitar
  isso, só usando pseudônimos e proxies anti-rastreamento
  como o tor.

  Claro, tudo isso é mais fácil dizer do que convencer os
  outros a usar também. :)

* Há sites comerciais que hospedam email/web/jabber e mais
  um monte de coisa a preços extremamente acessíveis -- o
  dreamhost.com, por exemplo, custa < $10USD/mês (e há
  vários descontos se você pré-pagar vários anos) -- menos
  do que muita gente paga por sua conexão banda larga. O painel
  de controle deles é suficientemente simples para ser usado
  por um usuário não-técnico (mas que saiba inglês).

  Esse é só um entre vários exemplos possíveis para ilustrar
  (ou talvez expandir sobre o que você já havia dito) de
  que hospedar seu próprio email (e outros serviços) pode
  ser viável, tanto financeiramente quanto em termos de
  simplicidade técnica de operação pra muito mais gente do
  que se pode achar a primeira vista.

-K.