Gustavo Noronha Silva escreveu:
On Thu, 2010-02-18 at 17:42 -0200, Marcus Diogo wrote:
> Esse papo ta muito off cada vez mais off.
> Valorização de 300% ao ano é muito fácil em bolsa de valores, isso é até

Muito fácil pra quem? Vale, Petrobrás e outras estão ralando pra ficar
no verde, e você realmente acha uma empresa que não faz absolutamente
nada valorizar 300% em um ano?

http://br.finance.yahoo.com/q/bc?t=5y&s=TELB4.SA&l=on&z=m&q=l&c=VALE3.sa

Tem alguma errada com os frequentadores dessa lista, ultimamente =).
Acreditar em uma ideologia não devia cegar tanto as pessoas =D.

Parece que vc não entende muito de bolsas mesmo né. (apesar de entender muito de código.) As grandes não podem ter variações grandes só as pequenas. Elas podem variar até 100% em uma semana. Para cima ou para baixo. Tem um amigo meu que perde 2000 reais em uma semana (tudo que investiu), outro com os mesmos 2000 reais transforma em 10.000 reais em uma semana. A especulação é isso mesmo. Alguém lança um boato na rede e como efeito manada todas as pessoas compram ações ou vendem. Por que vc acha que o governo sempre lança notícias que a petrobras achou mais reservas, só para que o efeito especulativo aumentem as ações na bolsa. Foi o que aconteceu com a Telebrás, foi soltado um boato e muitas pessoas compraram ações como efeito manada. O problema é que a bolsa de valores deveria ter bloqueado as negociações quando elas chegam a uma valorização desproporcional (o que não fizeram). Outro problema poderia acontecer se as pessoas do governo com informações privilegiada compraram as ações da bolsa antes dos anúncios públicos (mesmo tuitados). O efeito de aumentar ações é algo muito comum. O incomum seria se alguém tiver tido beneficios com informações privilegiadas o que em nenhum local foi cogitado. Por isso as informações que eu leio até o momento são apenas fumaça de palha. Só para terminar, aqui no Ceará um cara comprou as ações da consessionária de energia antes de ser privatizada sabendo do efeito especulativo. Punição: Teve que devolver as ações e ficou proibido de negociar na bolsa.

-- Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org> Debian