Nenhum problema! Podemos melhorar a agência reguladoras e fazer uma estatal de do tamanho que precise ser. Isso só vai acontecer porque as próprias teles atuais não tem interesse em puxar estrutura nos rincões do país, já que arrecadam bem com metrópoles. O mesmo Genuino tem uma frase boa: "Nem estado máximo, nem estado mínimo, precisamos de um estado ótimo."
Quanto ao Mazoni, somos muitos Mazonis, considero-o uma referência de escola de administração pública dentro do PT, e não um único caso isolado.
Então, Banfy! Se você não gosta de estatal, podemos trabalhar juntos na formulação de propostas para regulamentaçôes da teles (google no meio).



Em 22/02/2010 às 11:20 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
2010/2/22 Julian Carlo Fagotti <jul...@celepar.pr.gov.br>
Essa idéia de Agência Regulador forte era proposta do José Genuíno (PT-SP). Mas era moda privatizar, e rápido. Deu as agências que temos hoje.

E qual é o problema de usar leis para atribuir os dentes faltantes a essas agências? Não sai mais barato do que fazer mais um cabide de empregos?
 
Creiom que os modelos de estatais possam ser tão aperfeiçoados quanto os modelos privados. O trabalho do Mazoni na Celepar é uma prova disso.

Quantos Mazoni temos?
 
Temos que lembrar que foi feita duas coisas ao mesmo tempo e o pessoal mistura as bolas. Foi quebrado o monopólio, e foi privatizado. Deixamos de viver um monopólio estatal para viver um truste privado.

Leis antitruste não existem exatamente para esses casos? Falta lei ou falta vontade de cumprí-la?
 
Uma estatal, que será também ser orientada pelas condições da Agência Reguladora é um elemento de copetitividade que pode quebrar o truste.

Uma estatal tem várias vantagens competitivas que a tornam extremamente perigosa para a iniciativa privada. Ela, por exemplo, pode não dar lucro nunca, vendendo produtos abaixo do custo e forçando as empresas privadas a mudar de ramo. Ela também pode ganhar acesso a informações privilegiadas ou ter uma posição importante em processos decisórios que a favoreçam.

Eu sempre penso duas vezes antes de dar um revolver carregado a um governo.

Se as telcos não fazem seu trabalho, que se dê dentes aos órgãos fiscalizadores para que façam seu trabalho de fazê-las fazer o delas.


--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
SAIR DA LISTA ou trocar a senha:
http://listas.softwarelivre.org/mailman/options/psl-brasil

Responder a