2010/2/22 João Sérgio <j_silvaco...@yahoo.com.br>

> Por outro lado, como bem lembrou o Fagotti, os moradores dessas áreas
> "menos viáveis" são tão brasileiros quanto os outros

Se eu cismar de morar em um barco de bandeira brasileira, a Embranet vai me
dar banda larga também? Afinal, eu sou brasileiro.

> Portanto existe um custo adicional, que não deve ser repasado(pelomenos não
> integralmente) ao consumidor, sob pena de inviabilizar o serviço.

De novo, ninguém mandou o cara morar na selva (ou em Americana). Além disso,
a minha banda-larga pode até não ficar mais cara pra cobrir os custos da
Embranet, mas esse dinheiro vai sair dos nossos impostos. De onde mais ele
sairia?

> Vale lembrar também que as metas de universalização dos serviços de
> telecomunicações que as teles têm que cumprir se referem apenas a serviço de
> voz, pois pouco ou nada se falava em banda larga no ano de 1998(quando
> occorreu a privatização), quanto mais em uiniversalizar esse serviço.

Não dá pra consertar a falta de visão de 98 sem uma máquina do tempo
(poderia ter-se dito algo na linha de "toda a gama de serviços ofertados
pela empresa" em vez de apenas "serviços de voz"), mas sempre se pode
corrigir a lei e ajustá-la aos novos tempos. Vamos lembrar que é uma das
prerrogativas do Estado mudar essas regras. Eu prefiro que meu Speedy custe
mais caro para custear a banda larga dos americanenses do que meus impostos
serem mais altos para alimentar mais uma estatal.

Vamos lembrar que a estatal não faria apenas prover banda-larga, mas teria
um monte de outros custos (um RH, compra de material de escritório) e todo
um monte de estruturas organizacionais que as telcos já tem.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com