2010/2/23 Julian Carlo Fagotti <jul...@celepar.pr.gov.br>

>  Gabriel e Banfy...
>
> Quem disse que vai ser privatizada em 5 anos? Porquê?

Eu previ que ela seria privatizada depois de décadas. Eu penso que em poucos
anos ela estará sofrendo a competição da iniciativa privada e então teremos
uma dura escolha: mantemos uma empresa estatal competindo com a iniciativa
privada ou privatizamos a empresa (ou parte dela, como o caso da Renault).

> A natureza das empresas não tendem inexoravelmente para a privatização.

No caso de estatais, nem para a eficiência.

> Isso é coisa de quem foi dormir no século passado no embalo do Fim da
> História do Fukuyama, e acordaram no século XXI com o Lula, Evo, Lugo e
> Obama como presidentes.

Isso foi uma piada, certo?

> A Europa tá cheia de empresas estatais em setores estratégicos, com mais de
> 50, 100 anos.

Usar uma estatal (ou uma empresa que conta com investimentos estatais) é
ocasionalmente justificável. Vemos muito disso em setores ligados à defesa
ou outras áreas em que os investimentos iniciais são grandes demais para o
capital mobilizado pela iniciativa privada.

> Porque será que o Governo Francês mantém 15% das ações da Renault?

Porque os dividendos são bons?

> No auge da crise passada31 milhões de americanos se alimentam não com
> estatasi americanas, mas com subsídio americano.

De onde saiu isso? O que tem isso com nossa discussão de que uma agência
reguladora fazendo seu trabalho direito poderia evitar a criação de uma
estatal inútil?

> Não sabia que o Bob Fields estava tão vivo ainda!

Ele ficaria assombrado com os cadáveres que eu vi aqui essa semana.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com