2010/2/24 Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>

> Depende do que você considera investimento, neste caso. Há uma
> cobrança enorme em cima do Ministério da Educação e da Saúde para que
> a verba destinada seja investida na educação dos jovens do país, e na
> saúde de todos.

Existe uma cobrança enorme, mas ela é tão grande quanto a montanha de
dúvidas sobre se o dinheiro está mesmo sendo investido de forma a gerar o
máximo retorno social. Não vão dar lucro e, se dessem, seria sensato que
todo esse lucro fosse investido em fazer melhor seu trabalho antes de pagar
dividendos aos seus acionistas.

Nesses dois casos, eu reconheço que o papel de prestador de serviço do
Estado esteja sendo bem-aplicado. Não é permissível que existam regiões do
país sem atendimento médico ou educação.

Mas eu acho que a mesma questão se coloca: o que aconteceria se saúde e
educação fossem privatizados e os respectivos ministérios se dedicassem com
unhas e dentes (e a polícia ou as forças armadas, sendo o caso) a garantir
padrões de qualidade nos serviços prestados?

Justamente, porque o fim delas é o investimento social, e não financeiro.
> ;-)

Estar imune a toda e qualquer pressão evolutiva não é um jeito muito
eficiente de evoluir.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com