On Mon, 2010-03-01 at 13:23 -0400, Jiyan Yari wrote:
> Será que nunca vamos decolar?
>
> Vejam a porcentagem de uso so Sistema Operacional Linux:
>
> http://marketshare.hitslink.com/os-market-share.aspx?qprid=11

Eu fiquei curiosa de onde vieram esses dados. Parece que são de acesso a
páginas de acordo com user-agent, mas qual página? Também pode ser de
vendas. Enfim, é difícil medir isso, considerando que GNU/Linux pode ser
baixado pela internet e windows/mac OS substituído.

O computador que eu estou usando agora deve ter contado como uma venda
de "Other" (FreeDOS), mas está rodando GNU/Linux. Muita gente compra
computador com Windows mesmo e troca o sistema operacional, assim como
tem gente que compra computador com GNU/Linux e instala Windows pirata.

Achei essa matéria a respeito (em inglês, foi o que eu achei):

http://www.linuxinsider.com/story/67031.html

O que achei de mais interessante na matéria é que ele pondera que talvez
não importe o número exato, mas que a participação de GNU/Linux no
mercado parece aumentar independente da fonte de dados que se utilize.
Eu vejo essa tendência não só em SOs de desktops, mas que softwares
livres em várias áreas estão ganhando mercado.

Um abraço,

Luciana Fujii