É a IMT-2000 (International Mobile Telecommunications 2000) um padrão global
para a terceira geração (3G) e agora parece que 4g já ta saindo. E o Wi-Max
também foi aceito nesse padrão IMT-2000.

Mas, a questão é também: Se o padrão está reservado para as Teles, quer
dizer que os pequenos não podem se organizar num coletivo de cooperaćão para
montar uma torre compartilhada e usar essa tecnologia. Também as prefeituras
para usarem esse tecnologia terão que contratar as teles de 3g.

As teles praticam valores absurdos para os provedores da ultima milha,
criando concorrência desleal e prática de trust, que é contrário a Lei Geral
de Telecomunicações. Mas tudo bem... É o mercado... E devemos aceitar...

Então, é justo reservar essa faixa ou qualquer outra faixa para as teles?

A questão não é tecnologia e sim política. Por que tenta-se nesse debate
subordinar a política na tecnologia quando deveria ser o contrário?

Isso é o livre mercado... Livre para os monopólios...

Everton