2010/3/2 Pedro A.D.Rezende <preze...@unb.br>

> Deve entrar na briga para provar a tese central do neoliberalismo, a
> saber, que o Estado é inerentemente ineficiente: entrando com o mesmo
> preço, a estatal tem lucro zero porque é ineficiente, a empresa privada
> tem lucro porque é mais eficiente, e a tese fica provada.

Seu raciocínio é falho em vários aspectos:

- Empresas privadas visam o lucro através do provimento de bens ou serviços
aos seus clientes, não de provar teses. Usualmente deixam aos acadêmicos o
trabalho de prová-las ou desmentí-las.

- Uma empresa estatal pode assumir prejuízos que nenhuma empresa privada em
sã consciência assumiria. Por conta disso, ela pode praticar preços que
nenhuma empresa privada poderia igualar. Quando uma empresa estatal vende um
bem ou serviço a preços menores do que o custo de se ofereçê-lo, está
cumprindo sua função social. Quando uma empresa privada faz isso,
normalmente está fazendo dumping. Embora sejam coisas fundamentalmente
diferentes na intenção, o efeito na concorrência é igualmente devastador.

- Estatais não contam com os mesmos incentivos que empresas privadas para
serem eficientes - os acionistas não pegam no pé dos executivos. Estatais,
quando bem usadas, são ferramentas de desenvolvimento econômico e têm um
papel importante em prover bens e serviços que a iniciativa privada não pode
prover.

> A não ser que a tese seja só dogma, insustentável sem a via da
> corrupção, que torna o estado ineficiente na mesma razão em que os
> monopolios privados se tornam mais eficientes...

Monopólios, privados ou estatais, acabam se tornando ineficientes pela falta
de mecanismos de, na falta de palavra melhor, "emagrecimento". O agravante,
no caso de monopólios estatais, é que os privados, pelo menos, precisam dar
lucros para se justificar. Os estatais nem isso.

> Acho que estamos aqui diante da mesma lógica invertida, dos dogmas
> neoliberais "autoevidentes", como estampados no documento do cartel
> IIPA, que diz que o Software Livre acaba com a "competitividade"

Bonito seu homem de palha. Foi você mesmo que fez?

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com